quinta-feira, 19 de setembro de 2013

"Grandes orquestras são grandes florestas. Orquestras e florestas têm que ser preservadas", diz Ivan Lins


Assim como um dia de rotina do Ciranda, músicos estavam à sombra da mangueira exercitando seus instrumentos, o coral ensaiava, os pássaros cantavam e claro, o calor esquentava os ânimos.

Porém, desta vez, todas essas movimentações e movimentos musicais tinham um só sentido: a espera por um dos maiores expoentes da música popular brasileira.

Ele, que fatalmente iria emocionar, foi tocado pela música das crianças e jovens atendidos pela tecnologia de ensino do Instituto Ciranda – Música e Cidadania. “Estou emocionado, já sabia disso, por isso, vim de óculos”, se divertiu.

Os alunos do Ciranda, em mais uma tarde escaldante na capital de Mato Grosso, apresentaram ao compositor - que possui uma obra repleta de sucessos marcada por uma música atemporal, uma canção especial de Ivan Lins, Atrás Poeira.

De acordo com o presidente do Instituto Ciranda, o maestro Murilo Alves, a música é um desafio para o coral infantil, pois exige grande extensão vocal. Além disso, a letra conta uma história e não há repetições. “Atrás Poeira” tem a essência da música brasileira de raiz e realça a versatilidade do compositor”.

Se antes havia apenas uma intenção a Orquestra Jovem e o coral infantil gravar a canção. Agora está sacramentado: “Vocês podem gravar o que quiser”, sorriu emocionado.
“Estou muito honrado. É maravilhoso o trabalho que estão fazendo. O Brasil é o país da música e só vocês podem fazer esse país mais bacana. E o que eu sempre digo: ‘grandes orquestras são grandes florestas. Orquestras e florestas têm que ser preservadas. Vocês são a ecologia musical e a sustentabilidade do espírito”, disse.

O maestro Murilo Alves, deu um testemunho não menos emocionado. “Particularmente, foi um encontro emocionante. Escuto Ivan Lins desde pequeno, sempre gostei da sua voz e uma vez estudando música fiquei encantado com toda sua obra musical. Foi muito especial recebê-lo não só como fã, mas pessoa que compartilha ideias similares, afinal, ele é um dos diretores do Instituto Novo Tempo (que tem ação similar à nossa) e foi maravilhoso dialogarmos sobre causa tão importante.

Antes da apresentação, a equipe Ciranda, representada por Elisângela Passos, Jorge Moura e Fernando Pereira, relataram as ações do Instituto Ciranda. “Sobre o que você falou, já aprendi um bocado”, disse Ivan Lins que deve buscar inspiração também no modelo implantado pelo Instituto Ciranda. 


Confira a galeria de fotos na fan page do Facebook: http://on.fb.me/18e7vrz

Nenhum comentário:

Postar um comentário