A convite da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (AMPA), alunos e professores do Instituto Ciranda abrilhantam evento na capital dos negócios
Mato Grosso é hoje um dos gigantes da produção de algodão no Brasil, um país que vê ampliada a sua importância como player na cadeia de valor da cotonicultura mundial. Com uma produção e investimentos em pesquisas igualmente expressivas, seu know-how lhe permite também, encabeçar o a 9ª edição do Congresso Brasileiro do Algodão, que ocorre no dia 3 de setembro, em Brasília.
A realização do CBA em 2013 fica sob a batuta da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (AMPA), com apoio científico do Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e apoio do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA).
Seguindo o trocadilho, ainda que o evento seja permeado por discussões acerca do agronegócio, haverá espaço também para outra batuta. Neste caso, a do maestro Murilo Alves, que estará à frente da Orquestra Jovem do Estado de Mato Grosso, escolhida para referendar a cultura regional.
Em vistas do fortalecimento crescente da cadeia produtiva do algodão, os músicos s- crianças e jovens atendidos pelo Instituto Ciranda Música e Cidadania - garantem o caráter promissor tão explorado nas discussões de foco econômico e científico do segmento.
Durante o evento, a força brasileira vai ser realçada pelo repertório clássico-popular marcado por uma sonoridade que denota progresso. Entre as peças, figura o Hino Nacional Brasileiro e o pout-pourri que já virou marca da orquestra, que traz recortes de conhecidas músicas do repertório da música popular brasileira, e que recebeu arranjos do compositor Kleberson Calanca. Figuram entre elas, "Garota de Ipanema", "Tico-tico no fubá" e "Aquarela do Brasil" Há espaço também para a sofisticação de Astor Piazzola e Ramon Sixto Rios, com Milonga Del Angel e Merceditas, respectivamente.
“É muito importante para a Orquestra Jovem de Mato Grosso participar de um evento desta grandeza, levando cultura em um momento importante para nosso Estado e também a história das organizações aqui presentes, sejam elas públicas ou privadas. Convites como este são recebidos com muito entusiasmo porque refletem o reconhecimento do trabalho desenvolvido no Instituto Ciranda, do ponto de vista social, cultural e artístico”, destaca o maestro.
Se não bastasse o reconhecimento e a sensibilidade de instituições tão importantes para a consolidação da economia de Mato Grosso, como é o caso da AMPA, o Instituto Ciranda recebe outra boa nova. “Além da oportunidade de apresentarmos nosso trabalho a importantes lideranças do agronegócio mundial, também recebemos a notícia da doação de vários instrumentos musicais que vão contribuir para que o projeto amplie seu alcance”, ressalta.
O evento terá o tema “Algodão: Gestão e Otimização de Resultados” e a expectativa dos organizadores é a de receber cerca de 2.500 visitantes, inclusive de outros países, para acompanhar as tendências do setor e a crescente importância da cotonicultura brasileira no cenário nacional e internacional.
A ocasião é ímpar para o Instituto, que busca novas parcerias para dar continuidade à sua missão de formar instrumentistas dando-lhes capacitação para seguir a vida acadêmica em qualquer faculdade de música do Brasil, além de criar oportunidade de trabalho para esses jovens músicos ao desbravar os municípios do interior de Mato Grosso, criando novos polos da instituição e gerando emprego, renda e consequentemente, inclusão social por meio da arte.
Serviço:
9º Congresso Brasileiro do Algodão
Data: 3 a 6 de setembro de 2013 Local: Hotel Royal Tulip Brasília
Brasília (DF)
Nenhum comentário:
Postar um comentário