As oficinas com instrumentistas de atuação reconhecida na música de concerto brasileira seguem por esta semana no Instituto Ciranda. Os alunos atendidos pelo projeto que busca inclusão musical por meio da música tem tido aulas com o jovem violoncelista Richard Gonçalves.
Com apenas 24 anos, é uma das revelações do cenário nacional e aprendiz, do grande Antônio Del Claro. O convite para as oficinas em Cuiabá veio do colega Jorge Moura, que também é coordenador pedagógico do Instituto Ciranda. “Jorge trabalha comigo na Orquestra do Estado de Mato Grosso e foi então, que ele fez o convite. Como já sou professor, aceitei de pronto. O projeto é muito interessante, pois dá uma oportunidade única de as crianças terem contato com o mundo mágico da música. Ainda que não se tornem profissionais, com certeza vão ser pessoas diferentes, com sensibilidade aguçada”, destaca o violoncelista.
Ele avalia que as oficinas configuram-se como um grande momento no aprendizado da música. “São extremamente importantes para um melhor desenvolvimento, uma força a mais, um estimulo novo e que com certeza dá resultados super favoráveis”.
Para estas aulas, ele se empenhou em repassar conteúdo ligado à performance musical. “Todos procuram se esforçar pra cumprir as metas de estudos que foram passadas e isso é muito prazeroso. Para estas aulas, preparei exercícios técnicos para um desenvolvimento correto para os alunos”.
Convidado a deixar um recado aos alunos, Richard os aconselha a valorizar esta oportunidade: “Que todos possam aproveitar esta oportunidade ímpar que é dada pelo projeto, pois com isso, além de se tornarem músicos especiais, vão tornar-se pessoas melhores no futuro, além de viver a música como uma magia, como eu a vejo todos os dias”.
No próximo mês, mais instrumentistas aterrissam em Cuiabá. Em um mês dedicado à classe dos sopros, ministram oficinas no Instituto Ciranda, o clarinetista Félix Alonso; Anderson Sabino (trompa), José Evangelista (flauta transversal) e Ana Clara de Andrade Melo (oboé).
Nenhum comentário:
Postar um comentário