sábado, 3 de agosto de 2013

Entrevista para vaga no pólo de ensino do Instituto Ciranda em Campo Verde agita a cidade



A expectativa estava estampada nos rostos das crianças e jovens que desde muito cedo se aglomeravam no pátio do Centro Educacional Paulo Freire na esperança de conquistar uma das 200 vagas disponíveis para o aprendizado da música gratuito. Esse foi um dos passos mais importantes da implantação de mais um pólo com a tecnologia de ensino do Instituto Ciranda, desta vez, em Campo Verde.

Por enquanto, as aulas que iniciam no dia 24 de agosto serão ministradas no local onde foram realizadas as entrevistas, porque o projeto ainda tenta impulsionar parcerias para a construção de uma sede, aos moldes da escola de música em Nova Mutum, que tornou-se real por conta de parcerias idealizadas pela iniciativa privada. “Em Nova Mutum, depois de seis meses de aulas de instrumentos de sopro, madeiras, percussão, cordas e técnica vocal, os parceiros começaram a aparecer e formaram uma associação voltada para o ensino musical”, conta o coordenador pedagógico do Instituto Ciranda, Jorge Moura. Este também deve ser o futuro da escola em Campo Verde, pois o prefeito Fábio Schroter está empenhado neste projeto. “A Prefeitura sabe que a população tem muitas prioridades, mas entendo que a Cultura é fundamental para o desenvolvimento do município”.
Mas os protagonistas de toda essa história a ser delineada em Campo Verde desconhecem trâmites políticos e agora, só idealizam o momento em que podem vir a se tornar um grande talento da música. “É meu sonho é poder tocar numa orquestra. Aprendi a tocar sax soprano na igreja, quem sabe um dia, eu toco numa grande orquestra. 
Poder estudar música é uma grande oportunidade para eu realizar meu sonho”, almeja Ana Sara, 12 anos.
Assim como Ana Sara, que já teve contato com a música, tem mais crianças sonhando com a vaga. O resultado sai no dia 12 de agosto, nos sites da prefeitura de Campo Verde, Secretaria de Trabalho e Assistência Social e Secretaria de Estado de Cultura, além do site do Instituto Ciranda (www.cirandamusicaecidadania.org/‎). “Quero aprender a tocar violino, mas tenho interesse em todos os instrumentos de orquestra. Ganhei um violino mas nunca tive oportunidade de estudar. Agora, essa oportunidade chegou, e de graça. Cheguei a pensar: ‘será que é verdade mesmo, será que vou ter que pagar?’. Estou ansiosa, tomara que eu consiga a vaga”, diz Nara Zanatto Santos, 16 anos. “Quero ser professor de música, estudar muito e poder tocar numa orquestra. Quando fiquei sabendo que iam oferecer aulas de trompete aqui em Campo Verde, de graça, eu fiquei contente”, conta Gustavo Henrique, de 13 anos, que entrou para a entrevista de seleção carregando seu próprio trompete.


Para Jorge Moura, coordenador pedagógico do Instituto Ciranda, ter o instrumento ajuda muito na hora da seleção do candidato, mas não é pré-requisitos para a seleção. “Nossa missão aqui em Campo Verde é, simplesmente, ensinar música”, conclui. O início das aulas de instrumentos de cordas, madeiras e metais, percussão e coral estão programadas para começar dia 24 de agosto, às 7h da manhã na Centro de Ensino Paulo Freire. O chamado foi feito para crianças e jovens entre os 8 e 18 anos que não necessitam ter conhecimento de música, basta vontade e disponibilidade para dedicar-se. Entre as aulas oferecidas estão a de instrumentos da classe de cordas (violino, viola, violoncelo, contrabaixo), sopros de metais (trombone, trompete, trompa, tuba) e de madeiras (flauta, clarinete, saxofone, oboé e fagote), além de musicalização e coral infantil.
Tanto as aulas, quanto o material didático e uniforme são totalmente gratuitos e em alguns casos, instrumentos também são disponibilizados. Para integrar o projeto é pré-requisito que o aluno esteja matriculado em escola regular.
Esta é uma ação da Prefeitura de Campo Verde por meio da Coordenação de Cultura e da Secretaria de Educação com apoio da Secretaria de Estado de Cultura com metodologia de ensino do Instituto Ciranda, que também recebe incentivo da Secretaria de Trabalho e Assistência Social. Na fan page do Instituto Ciranda tem galeria de fotos do evento! Clique aqui! https://www.facebook.com/media/set/?set=a.183670648478367.1073741839.154851021360330&type=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário