quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Orquestra Jovem é atração do aniversário de Poxoréu



A música da Orquestra Jovem tem conquistado plateias por todo o Estado e os convites para participar de celebrações históricas dos municípios se multiplicam. No dia 25 de outubro, os músicos e o maestro Murilo Alves chegam a Poxoréu (a 234 km de Cuiabá) para ser atração dos 75 anos de emancipação da cidade. O concerto será às 20 horas.

No repertório, hinos oficiais e outras peças, como Batuque, Um Pouquinho de Brasil, Czadas, Canto della terra, Dance Hungarian, Merceditas e Nessum Dorma.

A prefeita do município, Jane Lopes enfatiza que a cidade está agitada por conta da presença da orquestra. “Vai ser de fundamental importância essa aproximação dos munícipes, especialmente crianças e jovens, com a experiência de outros da mesma faixa etária, executando a música de uma orquestra. Vai ser uma ocasião de encantamento”.


De acordo com Jane, ela tem planejado ações voltadas à cultura, como a idealização de um conservatório de artes. “É um sonho ter um pólo de ensino do Ciranda na nossa cidade, porém, a aproximação está feita”, ressalta. 

Foto: (Carlos Rudiney, na ocasião concerto em Brasília)

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Duo Cerrado traz repertório com jazz e MPB executados na marimba e vibrafone

Instrumentos percussivos comuns às orquestras, a marimba e o vibrafone, são “reiventados com novos arranjos e belíssimos improvisos em apresentação especial neste sábado em Cuiabá. Os músicos Alex Teixeita e Tarcísio Sobreira, que juntos formam o Duo Cerrado, colocam à prova as potencialidades destes instrumentos ao executar repertório à base de MPB e jazz. Vai ser na Casa do Parque, a partir das 21 horas.



Para enriquecer ainda mais a seleção musical, eles têm como convidados o guitarrista Sidnei Duarte, Wender Couto, Mayron Glauko. e a cantora Estela Ceregatti, que pluraliza o set list essencialmente marcado por músicas instrumentais.

O percussionista Tarcísio Sobreira destaca que a formação é inusitada, especialmente em Cuiabá. “Ao que parece, somos os únicos a desenvolver este trabalho. O resultado timbrístico da fusão entre a marimba e o vibrafone é muito rico e o inusitado fica por conta do nosso projeto não utilizá-los para executar música erudita, mas popular”, destaca ele.

Transitam pelo repertório grandes nomes do jazz, como Dizzy Gillespie, Chic Corea, Herbie Hancock e Pat Matheny, além de importantes compositores e intérpretes da música popular brasileira, tais quais, Tom Jobim, Milton Nascimento e Pixinguinha. O músico Alex Teixeira também contribui com uma composição, a Apollo e Diana.

Tarcísio é professor de percussão do Instituto Ciranda e ressalta que o Duo Cerrado havia suspendido as atividades porque não tinham acesso aos dois instrumentos orquestrais, mas, graças ao apoio desta instituição conseguiram reativar o projeto. “Não tínhamos como ensaiar por falta de instrumentos. Recentemente voltamos à ativa, porque nos foram disponibilizados estes instrumentos”, destaca. 

Reservas pelo 3365-4789

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Equipe Ciranda visita instituições cidadãs que se dedicam à arte em Rondonópolis para elaborar ações no município


A partir de um pedido pessoal do prefeito Percival Muniz, será desenvolvida metodologia – dentro da tecnologia de ensino do Ciranda- voltada às classes de violões e viola caipira. E a Ciranda, se reinventa. O lançamento do novo pólo será ainda este ano e as aulas, começam em 2014

Desbravando o interior do Estado e implantando novos pólos, nesta quinta-feira (17), a equipe do Instituto Ciranda também vai de encontro a iniciativas sociais pautadas pelas experiências artísticas.

Em Rondonópolis, acompanhados pelo secretário municipal de Cultura, Luciano Carneiro Alves, o presidente do Ciranda, Murilo Alves, a coordenadora administrativa, Elisângela Passos e os professores Fernando Pereira e Jéssica Gubert visitaram as sedes dos projetos que são desenvolvidos na cidade. Entre eles, o Oratório Filhos de Dom Bosco, a Casa Mágica – do grupo André Maggi -, o Centro Cultural José Sobrinho, Pequenos Jovens, Grandes Talentos (Corpo de Bombeiros), o Kobra, Sesc, Coral da UFMT e o Projeto Camerata.



A ação visa buscar mecanismos para integrar as vivências em benefício de crianças e jovens da cidade, em uma iniciativa em parceria com a Prefeitura de Rondonópolis. Na semana passada, Murilo Alves reuniu-se com parte do staff do prefeito Percival Muniz.

Na reunião, definiu-se a implantação de mais um pólo que contará com a tecnologia de ensino do Instituto Ciranda. A meta é implantar a Orquestra Sinfônica de Rondonópolis. Esta seria uma grande ação da Secretaria de Cultura, que recentemente se desmembrou da pasta de Educação. “Uma clara preocupação da Prefeitura com as ações culturais, com a valorização da arte na transformação dos cidadãos”, apontou Elisângela Passos.

De acordo com a responsável pela administração do Instituto Ciranda, a visita teve o intuito de projetar ações integradas com as instituições que já atuam no município e que incansavelmente se dedicam à causa. “Chegamos para agregar”, reforça Elisângela.
A partir de um pedido pessoal do prefeito Percival Muniz, será desenvolvida metodologia – dentro da tecnologia de ensino do Ciranda- voltada às classes de violões e viola caipira. E a Ciranda, se reinventa. O lançamento do novo pólo será ainda este ano e as aulas, começam em 2014. 


segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Produtores de algodão entregam instrumentos musicais ao Instituto Ciranda




Nesta terça-feira (8), às 9 horas, na sede do Instituto Ciranda, o presidente da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (AMPA), Milton Garbugio, fará a entrega de 38 instrumentos, entre violinos, violas e violoncelos, ao Instituto Ciranda - Música e Cidadania. A iniciativa é resultado de uma parceria iniciada há um mês com a participação da Orquestra Jovem do Estado de Mato Grosso, integrada por músicos do Instituto Ciranda, na solenidade de abertura do 9º Congresso Brasileiro do Algodão, realizado pela AMPA em Brasília.



"O Congresso Brasileiro do Algodão é o maior evento da cotonicultura brasileira e, como realizadores do 9º CBA, resolvemos levar para a solenidade de abertura uma orquestra que não só representa bem a arte e a cultura mato-grossense, mas também é referência em termos de trabalho social", afirma Garbugio.


Sob a batuta do maestro Murilo Alves, o Instituto Ciranda realiza um trabalho ímpar em Mato Grosso: a formação de novos instrumentistas em Cuiabá e vários municípios do interior. Eles frequentam as aulas oferecidas pelo Ciranda, que completou 10 anos, e passam a integrar os diversos grupos mantidos pela instituição, entre os quais, a Orquestra Jovem de MT, daí a importância de contar sempre com novos instrumentos e parcerias.



Segundo Alves, que é o atual presidente do Ciranda, o instituto está sempre em busca de novos parceiros para dar continuidade à missão de formar instrumentistas e promover a inclusão social por meio da arte. Ao mesmo tempo em que oferece capacitação para que crianças e jovens sigam a vida acadêmica em qualquer faculdade de música do Brasil, o Ciranda inova ao criar oportunidades de trabalho para eles, gerando emprego e renda. Nesse contexto, a parceria recém-iniciada com a AMPA é muito bem-vinda.



“Além da oportunidade de apresentarmos nosso trabalho a importantes lideranças do agronegócio mundial no Congresso Brasileiro do Algodão, em Brasília, estamos recebendo a doação de vários instrumentos musicais que vão contribuir para que o projeto amplie seu alcance”, comenta o maestro Murilo Alves. Os instrumentos doados foram escolhidos pelo Instituto Ciranda e a relação é composta por 30 violinos, quatro violas e quatro violoncelos.
Serviço O que: Entrega de instrumentos pela AMPA ao Instituto Ciranda Quando: dia 8 de outubro (terça-feira), às 9 h Onde: sede do Instituto Ciranda - Rua Tenente Lira, nº 531, bairro Dom Aquino, Cuiabá
Mais informações: Assessoria de Imprensa da AMPA - Martha Baptista (9985.0823) e Assessoria de Imprensa do Instituto Ciranda - Lidiane Barros (3623.1239)

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Orquestra Jovem estreia a série de encontros “Sons da Terra” com o trio Monofoliar

As experimentações de timbres sonoridades da música mundial serão 
aguçadas pela performance da orquestra que integra o Instituto Ciranda. 
Em outro momento, o violinista Fernando Pereira é o solista do concerto

Depois de conferir ao rasqueado uma roupagem contemporânea, a temporada de experimentações da Orquestra Jovem do Estado de Mato Grosso segue a todo vapor. Desta vez, é marcada pela estreia de um projeto que vai promover o encontro de artistas regionais com a música de concerto.


Autores de uma criação livre, os músicos do Monofoliar são os convidados para a primeira edição da Série Encontros - Sons da Terra. Representantes da world music em solo cuiabano, o trio se lança em uma comunhão especial com a Orquestra Jovem neste domingo (6\10), às 19 horas, no Cine Teatro Cuiabá.  

O regente do grande encontro, maestro Murilo Alves, traduz o momento como uma experiência única. “A pesquisa incessante por sonoridades e timbres do trio vai se expandir com a presença da orquestra. A experiência orquestral amplia esse horizonte universal da música que eles produzem”, explica.
Estela Ceregatti, do Monofoliar, realça que a união de seu grupo com a Orquestra Jovem é um marco na carreira do trio. “Nos possibilitará a reinvenção das nossas composições abertas às sonoridades da música de concerto. O convite do maestro Murilo Alves nos veio de forma especial pois se trata do encontro do grupo que defendemos enquanto ideal de criação e livre expressão musical, com a Orquestra, que além da música que nos toca, está vinculada ao Instituto Ciranda. Temos uma forte ligação com Instituto Ciranda”.

Junto a Estela, estão a percussionista Juliane Grisólia e Jhon Stuart, que é professor de contrabaixo acústico no Ciranda. Estela, por sua vez, é professora de canto-coral. No repertório reservado ao encontro, figuram três composições do trio que foram arranjadas especialmente para a orquestra pelo arranjador das músicas de Ney Matogrosso, Leandro Braga.

Outro grande momento do concerto fica reservado a um dos grandes nomes do violino local, Fernando Pereira, que além de ser músico profissional de orquestras locais, atuando como professor, tem garantido grande contribuição à música mato-grossense.


De acordo com o maestro Murilo Alves, ele é o grande destaque da primeira parte do concerto em que aparece como solista ao interpretar o Concerto para Violino, de Tchaikovsky. “Além de estar tradicionalmente ligado à performance de música de concerto, ele está desempenhando um papel crucial na criação de uma escola voltada à tradição do violino em Mato Grosso, área em que tem desenvolvido métodos e modelos de estudo”, destaca.


Os ingressos para mais este grande momento da Orquestra Jovem do Estado de Mato Grosso estão à venda, na sede do Ciranda ou na bilheteria do Cine Teatro Cuiabá, no dia da apresentação, a partir das 14 horas. Mais informações: 3623-1239.