As experimentações de timbres sonoridades da música mundial serão
aguçadas pela performance da orquestra que integra o Instituto Ciranda.
Em outro momento, o violinista Fernando Pereira é o solista do concerto
Depois de conferir ao rasqueado uma roupagem contemporânea, a temporada de experimentações da Orquestra Jovem do Estado de Mato Grosso segue a todo vapor. Desta vez, é marcada pela estreia de um projeto que vai promover o encontro de artistas regionais com a música de concerto.
Autores de uma criação livre, os músicos do Monofoliar são os convidados para a primeira edição da Série Encontros - Sons da Terra. Representantes da world music em solo cuiabano, o trio se lança em uma comunhão especial com a Orquestra Jovem neste domingo (6\10), às 19 horas, no Cine Teatro Cuiabá.
O regente do grande encontro, maestro Murilo Alves, traduz o momento como uma experiência única. “A pesquisa incessante por sonoridades e timbres do trio vai se expandir com a presença da orquestra. A experiência orquestral amplia esse horizonte universal da música que eles produzem”, explica.
Estela Ceregatti, do Monofoliar, realça que a união de seu grupo com a Orquestra Jovem é um marco na carreira do trio. “Nos possibilitará a reinvenção das nossas composições abertas às sonoridades da música de concerto. O convite do maestro Murilo Alves nos veio de forma especial pois se trata do encontro do grupo que defendemos enquanto ideal de criação e livre expressão musical, com a Orquestra, que além da música que nos toca, está vinculada ao Instituto Ciranda. Temos uma forte ligação com Instituto Ciranda”.
Junto a Estela, estão a percussionista Juliane Grisólia e Jhon Stuart, que é professor de contrabaixo acústico no Ciranda. Estela, por sua vez, é professora de canto-coral. No repertório reservado ao encontro, figuram três composições do trio que foram arranjadas especialmente para a orquestra pelo arranjador das músicas de Ney Matogrosso, Leandro Braga.
Outro grande momento do concerto fica reservado a um dos grandes nomes do violino local, Fernando Pereira, que além de ser músico profissional de orquestras locais, atuando como professor, tem garantido grande contribuição à música mato-grossense.
De acordo com o maestro Murilo Alves, ele é o grande destaque da primeira parte do concerto em que aparece como solista ao interpretar o Concerto para Violino, de Tchaikovsky. “Além de estar tradicionalmente ligado à performance de música de concerto, ele está desempenhando um papel crucial na criação de uma escola voltada à tradição do violino em Mato Grosso, área em que tem desenvolvido métodos e modelos de estudo”, destaca.
Os ingressos para mais este grande momento da Orquestra Jovem do Estado de Mato Grosso estão à venda, na sede do Ciranda ou na bilheteria do Cine Teatro Cuiabá, no dia da apresentação, a partir das 14 horas. Mais informações: 3623-1239.