quinta-feira, 25 de julho de 2013

Interessados em participar das oficinas de música do projeto Música na Estrada podem clicar aqui!

Cuiabá entra mais uma vez na rota do Música na Estrada, um projeto que além de realizar um espetáculo multimídia para contar a história da música através do tempo, contempla ainda profissionais da música com oficinas e palestras. As inscrições podem ser feitas no Instituto Ciranda, parceiro do evento, sem custo algum. 


Em Cuiabá, a equipe chega já no dia 1º de agosto e até o dia 3 realiza oficinas de violino e viola, violoncelo e contrabaixo, trombone e trompete, flauta e clarineta, divididas em alas entre o Cine Teatro Cuiabá e Secretaria de Cultura. Propositadamente, as oficinas voltadas aos níveis intermediários e avançado, serão realizadas antes dos concertos para que os alunos tenham condições de conhecer o repertório das apresentações sob uma nova ótica, aprimorando assim seus conhecimentos.

A capacitação antecede o concerto do dia 8 de agosto, que ocorre às 20 horas, com a Orquestra de Câmara Filarmônica sob a regência do maestro Marcos Arakaki. Antes, às 18 horas, haverá uma palestra com o maestro. No repertorio figuram obras de Bach, Mozart, Sivuca, Gonzaga e Beatles, entre outras. Uma construção feita sob uma base variada, eclética e envolvente, para que o público se identifique com a música de concerto, creditando leveza e descontração a um gênero considerado mais sério, como a música clássica. 

São 22 músicos na estrada e, além de violinos, violas, violoncelos, contrabaixo, que sempre encantam o público, este ano foram incluídos instrumentos como oboé, fagote, clarinete e percussão. Além disso, haverá ainda a participação de dois atores/bailarinos, tudo sob a regência de Arakaki, associado da Filarmônica de Minas Gerais.

O presidente do Instituto Ciranda, Murilo Alves, celebra a parceria que partiu de um convite dos idealizadores do Música na Estrada é também uma forma de medir o reconhecimento das ações do instituto. “A ampliação de plateia e a formação musical é um dos grandes princípios do Ciranda, afinal, o concerto e as oficinas contribuem para que o movimento musical se fortaleça”.  

Ao pontuar a evolução do projeto em três anos de realização, o diretor da Kommitment Produções, idealizadora do projeto, a intenção é a cada ano contemplar o que percebeu que faltou nos anos anteriores. Nesta edição, incluímos mais um instrumento na etapa das oficinas e estaremos presentes em mais cidades, para um espetáculo que mexe com mais sentidos estéticos. A projeção, a dança e a narração são ferramentas para compor um quadro artístico de compreensão da música de orquestra e sua história através dos tempos”, declara Fernando Ramos, diretor da Kommitment Produções, idealizadora e produtora do Música na Estrada. 

A terceira edição do Música na Estrada percorre um circuito formado pelas cidades de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Porto Velho, Boa Vista, Cuiabá e Palmas. 

Convidado para reger a orquestra desta edição, além de narrar os concertos, o Maestro Marcos Arakaki, aceitou de imediato. “É uma grande honra fazer parte da terceira edição do projeto Música na Estrada. Em 2012 eu tive a felicidade de participar da segunda edição e foi uma experiência incrível. Os relatórios que os professores receberam dos alunos comprovam a necessidade de projetos como este, que levam conhecimento e música a importantes pontos das Regiões Norte e Centro Oeste de nosso país”, diz Arakaki, que atualmente é o regente associado da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais e dirige cerca de 30 concertos anuais com este conjunto.

                                                                                               Foto: Reprodução


A recém-criada Orquestra de Câmara Filarmonia, tem em sua primeira formação músicos do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Bahia e Paraíba. Formada por professores Universitários, músicos que estão se especializando fora do Brasil, além de profissionais que atuam em diversos conjuntos importantes de nosso país, A Filarmonia tem em seu DNA o desejo de levar a música de concerto aos mais distantes pontos de nosso território, cumprindo desta maneira um importante papel social de difusão da musica de concerto.  

Entre concertos, palestras e oficinas, as duas edições anteriores do Música na Estrada somam um público de mais de 6 mil pessoas. Este ano a expectativa é de 3.500 mil pessoas. O Música na Estrada tem o apoio do Ministério da Cultura - Lei de Incentivo à Cultura e patrocínio Master do BNDES há 3 anos. Correios e Santo Antonio Energia também patrocinam a iniciativa sendo que os Correios pelo segundo ano consecutivo. Todas as atividades são gratuitas e com a distribuição de materiais gráficos.

Oficinas:

Violino/Viola, Violoncelo/Contrabaixo, Flauta, Clarineta e Trombone/Trompete.

Professores:

Marcos Ono - Trompete/Trombone
Carlos Rieiro – Clarinete
Cassio Vieira - Flauta
Carol Campos - Violino/Viola
Edvany Klebia - Violoncelo/Contrabaixo

De 1° a 3 de agosto
Cuiabá  - Cine Teatro Cuiabá  e Secretaria de Cultura
Oficinas: Violino/Viola, Violoncelo/Contrabaixo, Flauta, Clarineta e Trombone/Trompete
Inscrições no Instituto Ciranda Música e Cidadania
Endereço: Rua Tenente Lira, 531
Bairro: Dom Aquino
Em frente ao Res. Pico do Amor
Próximo ao Cruzamento da Gen. Mello com Miguel Sutil
Telefone: 3623-1239

Concertos
8 de agosto
Cuiabá - Cine Teatro
18h – Palestra Didática com o Maestro Marcos Arakaki
20h – Concerto com a Orquestra de Câmara Filarmônica sob a regência do Maestro Marcos Arakaki

Nenhum comentário:

Postar um comentário