A Orquestra Jovem do Estado de Mato Grosso, formada pelos alunos do Instituto Ciranda sob a Regência de Murilo Alves e Fernando Pereira como preparador das cordas, apresentou-se no dia 28/02/2011 no Rio de Janeiro/RJ no evento de comemoração dos 55 anos de Furnas. A produção da primeira viagem da Orquestra Jovem do Estado de MT à capital carioca foi feita pela Elisângela Passos e Jorge Moura, coordenadores do Instituto Ciranda. A empresa já é parceira do Instituto Ciranda na realização das Oficinas de Sopros e está aproximação visa novas perspectivas para esta parceria.
A orquestra contou com a formação sinfônica de cordas, sopros e percussão totalizando 33 músicos com a participação do trompista Jonas Gomes da Escola de Artes de Nova Mutum, e esteve no Rio de Janeiro entre os dias 25/02 a 29/02, o que permitiu que todos pudessem conhecer alguns pontos turísticos do Rio de Janeiro como o Museu Vila Lobos onde assistimos a um documentário sobre vida e obra do grande compositor brasileiro e ver alguns de seus pertences quando vivo, como seu violoncelo e seu violão, além disso, o Instituto Ciranda recebeu um kit contendo CDs e partituras de Vila Lobos que farão parte do acervo da biblioteca do Instituto Ciranda.
Os alunos puderam também visitar o bondinho do Pão de Açúcar e a praia de Copacabana além da assistir a apresentação do Saxofonista Carlos Malta na Lapa que já desenvolveu trabalhos no Instituto Ciranda.
O concerto da Orquestra Jovem teve no seu Repertório o Hino Nacional Brasileiro e as peças Czardas, com solo de Jasson André e Augusto César, Baião de Lacan e encerrando com Um Pouquinho de Brasil, uma seleção de músicas brasileiras escrita especialmente para a orquestra jovem do Estado de MT.
Este foi o primeiro concerto da temporada 2012 da Orquestra Jovem do Estado de MT que já começa nesta segunda feira dia 05/03 a preparar-se para o concerto do dia 1 de Julho no Cine teatro Cuiabá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário