segunda-feira, 26 de março de 2012

Instituto Ciranda - Centro Cultural Nhô Nhô de Manduca – Casa de Bem Bem


A criação do Centro Cultural Nhô Nhô de Manduca – Casa de Bem Bem, agora é fato.

Na manhã do dia 26 de março de 2012 foi assinado o Termo de Comodato do espaço conhecido como Casa de Dona Bem Bem, em que os herdeiros cedem o espaço ao Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, sem qualquer ônus e pelo período de 20 anos.


O Governo do Estado através da Secretária de Estado de Cultura por sua vez celebrou a cessão para que seja implantado na Casa de Bem Bem a nova sede do Instituto Ciranda – Música e Cidadania e da Orquestra Jovem do Estado de Mato Grosso.



A solenidade contou com a presença da primeira dama do Estado, Roseli Barbosa que discursou sobre a importância da cessão do espaço ao Instituto Ciranda, do conhecimento que ela já tinha dessa necessidade e da importância de um espaço adequado para a realização das atividades do Instituto. Falou ainda sobre a importância que a Orquestra Jovem do Estado de Mato Grosso teve nos casamentos comunitários que aconteceram em 2011 realizados pela SETAS em quatro importantes cidades do Estado, atendendo a milhares de casais.


Também estiveram presentes o Secretário de Estado de Cultura, Deputado João Malheiros, o Secretário de Cultura do Município Luis Poção e vários membros da família da Palma, que demonstraram muita alegria em presenciar o início de uma nova história, que será desenvolvida no espaço que durante vários anos foi cenário de festas e comemorações que envolviam grande parte da cuiabania.



O maestro Murilo Alves, atual presidente do Instituto Ciranda e diretor artístico da Orquestra Jovem, após reger um repertório memorável escolhido para a ocasião, agradeceu em nome do Instituto Ciranda ao que chamou de “um reconhecimento da sociedade aos quase 10 anos de trabalho sério desenvolvido pelo Instituto”. Emocionado lembrou-se de quando o Ciranda iniciou suas atividades em 2003, em uma sala na antiga PROSOL com pouquíssimos recursos e tendo à frente o maestro Leandro Carvalho, a Sra Lúcia Sartorelli e a querida e saudosa Regiane Lopes, naquela época atendendo a um grupo de 35 crianças. Murilo Alves lembrou ainda que logo em 2005 o Instituto Ciranda ganhou novo espaço ampliando assim suas atividades, passando a atender gradativamente de ano a ano 100, 150, 200 até chegar em 2012 (quase uma década depois), atendendo a 450 jovens aspirantes a músicos.






O maestro fez também um compromisso com a família, com os alunos, professores do Instituto e com sociedade de modo geral de que o Instituto Ciranda trabalhará para que o novo centro cultural seja um espaço de realização de sonhos, de oportunidades aos que buscarem a música com seriedade. Ponderou que aos fins de tarde todos poderão adentrar o Centro Cultural e apreciar músicos tocando seus instrumentos, grupos de choro, a Orquestra ensaiando, e tudo isso com fácil acesso a todo cidadão mato-grossense. Por fim agradeceu o desprendimento, generosidade e sensibilidade com que os herdeiros não apenas disponibilizaram o espaço, mas se dispuseram a somar forças com o Instituto Ciranda nesta nova empreitada que é a restauração e devida adequação do espaço.



Após as falas e cumprimentos das autoridades presentes, a solenidade foi encerrada com a Orquestra tocando uma seleção de rasqueados cuiabanos relembrando o tempo em que Dona Bem Bem dançava pela casa nas festas. E por fim o convite para o chá com bolo que não poderia faltar.




As atividades do Instituto Ciranda continuarão acontecendo em sua atual sede no bairro Dom Aquino, até que seja possível a restauração do futuro Centro Cultural.



Para isto contamos com a ajuda de cada pessoa ou empresa que queira investir em educação por meio da música, na utilização da música como ferramenta de cidadania, em ter uma empresa socialmente responsável atrelada a uma instituição que apresenta a cada ano, resultados expressivos nos processos educacionais e artísticos, nas metodologias de ensino, na inserção de músicos no mercado de trabalho e na mudança do cenário musical de nosso Estado.


Matéria Bom Dia MT - TVCA


                         Matéria MTTV 1 Edição 17-04-12 - TVCA


Matéria Site do Governo do Estado

Matéria Site Diário de Cuiabá


Matéria Site O Documento

Matéria Site Olhar Direto

Matéria Site 24 Horas News

quarta-feira, 21 de março de 2012

Nova Sede para o Instituto Ciranda




Dia 26/03/12 será um dia bastante especial para todos aqui no Instituto Ciranda! É que o governo do Estado assinará um Termo de Comodato, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC-MT), o Instituto Ciranda e a família Palma, proprietária do imóvel. 

           A assinatura do Termo acontecerá na próxima segunda-feira, 26 de março as 9h30 no local e contará com a presença da Primeira dama do Estado, Roseli Barbosa.

Há algum tempo estamos em contato com a família Palma por meio do Sr. Rodrigues Palma e dona Constança Palma, que são herdeiros do imóvel conhecido como Casa de Bem Bem. Lá viveu por muitos anos o patriarca Nhô Nhô de Manduca e posteriormente Dona Bem Bem. A família com o intuito de transformar a casa em um Centro Cultural, concederá o espaço através de Termo de Comodato para a Secretaria de Estado de Cultura, que por sua vez concederá o espaço para que seja a nova sede do Instituto Ciranda e da Orquestra Jovem do Estado de Mato Grosso.

O Comodato será assinado pelo período de 20 anos, isso nos dará forças para conquistar novos parceiros e realizar reformas e adequações que o espaço requer, juntamente com os parceiros que já possuímos.

            O espaço precisará ainda de reformas para que possa atender aos quase 450 alunos do Instituto Ciranda e para isto contamos com a ajuda de cada pessoa ou empresa que queria investir na educação musical em Cuiabá e ter um empresa socialmente responsável atrelada a uma instituição que a quase uma década desenvolve um trabalho sério em Mato Grosso com resultados significativos.

Gostaríamos de partilhar esse momento com os nossos parceiros, alunos, professores e todos que ao longo desses anos tem nos apoiando e acreditado na transformação que a música tem feito na vida de muitas crianças e jovens do nosso Estado.



domingo, 4 de março de 2012

Concerto 55 anos de Furnas - Orquestra Jovem de MT


A Orquestra Jovem do Estado de Mato Grosso, formada pelos alunos do Instituto Ciranda sob a Regência de Murilo Alves e Fernando Pereira como preparador das cordas, apresentou-se no dia 28/02/2011 no Rio de Janeiro/RJ no evento de comemoração dos 55 anos de Furnas.  A produção da primeira viagem da Orquestra Jovem do Estado de MT à capital carioca foi feita pela Elisângela Passos e Jorge Moura, coordenadores do Instituto Ciranda. A empresa já é parceira do Instituto Ciranda na realização das Oficinas de Sopros e está aproximação visa novas perspectivas para esta parceria. 





A orquestra contou com a formação sinfônica de cordas, sopros e percussão totalizando 33 músicos com a participação do trompista Jonas Gomes da Escola de Artes de Nova Mutum, e esteve no Rio de Janeiro entre os dias 25/02 a 29/02, o que permitiu que todos pudessem conhecer alguns pontos turísticos do Rio de Janeiro como o Museu Vila Lobos onde assistimos a um documentário sobre vida e obra do grande compositor brasileiro e ver alguns de seus pertences quando vivo, como seu violoncelo e seu violão, além disso, o Instituto Ciranda recebeu um kit contendo CDs e partituras de Vila Lobos que farão parte do acervo da biblioteca do Instituto Ciranda.




Os alunos puderam também visitar o bondinho do Pão de Açúcar e a praia de Copacabana além da assistir a apresentação do Saxofonista Carlos Malta na Lapa que já desenvolveu trabalhos no Instituto Ciranda.









O concerto da Orquestra Jovem teve no seu Repertório o Hino Nacional Brasileiro e as peças Czardas, com solo de Jasson André e Augusto César, Baião de Lacan e encerrando com Um Pouquinho de Brasil, uma seleção de músicas brasileiras escrita especialmente para a orquestra jovem do Estado de MT.

Este foi o primeiro concerto da temporada 2012 da Orquestra Jovem do Estado de MT que já começa nesta segunda feira dia 05/03 a preparar-se para o concerto do dia 1 de Julho no Cine teatro Cuiabá.