quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Alunos do Ciranda das comunidades rurais de Chapada dos Guimarães fazem primeiro recital neste domingo


Os alunos do Instituto Ciranda dos pólos de João Carro e Água Fria dividem o cotidiano entre as tarefas diárias junto à família, a escola e as aulas de instrumentos orquestrais. Graças a uma iniciativa entre o instituto, com apoio de Furnas e Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social, o dia-a-dia de crianças e jovens das duas comunidades é também permeado pela arte da música de concerto.  

Distantes de áreas urbanas, até bem pouco tempo tinham quase nenhum acesso a bens culturais, mas agora, preparam-se para fazer a primeira apresentação fora dos dois distritos chapadenses que ficam a 110 km de distância de Cuiabá. Neste domingo (01), eles apresentam um recital especial no Centro Cultural do Centro de Diretores Lojistas (CDL), da capital, a partir das 17 horas.

Na ocasião, a Orquestra Primeira Ciranda, formada por alunos de Cuiabá, também faz a primeira apresentação. O resultado da união destas duas forças com potencialidades artísticas prontas para serem estimuladas, traduz o esforço do Instituto Ciranda em garantir a formação de futuros profissionais da música e claro, ainda mais grupos e orquestras. 

Segundo o coordenador pedagógico do Ciranda, Jorge Moura, no caso da Orquestra Primeira Ciranda, a idade varia entre 8 e 14 anos. Todos estão num processo de iniciação musical. “Tanto os alunos de João Carro e Água Fria, quanto os da Primeira Ciranda, vão ter a oportunidade de vivenciar uma experiência orquestral, tendo a oportunidade de tocar num grupo, seguir a regência de um maestro, ou seja, saber o que é tocar numa orquestra”, aponta o coordenador pedagógico do Ciranda, Jorge Moura.

Ainda de acordo com coordenador, o Ciranda também tem idealizado a formação da orquestra que reúna os dois distritos, sendo assim, atualmente, os alunos de João Carro estão voltados ao sopro, coral e a percussão, enquanto os de Água Fria dedicam-se aos instrumentos de cordas.

O recital vai contar ainda com a presença do Coral Ciranda Mirim da regente Karoline Bataioli apresentando-se junto ao coral de João Carro, sob a regência de Estela Ceregatti.

“Tudo o que temos conquistado nestes lugares, em especial, deve-se muito ao incentivo de Furnas Centrais Elétricas. A parceria de longa data nos dá subsídios para atuar nestas comunidades, nas quais todos os sábados cinco professores se locomovem até lá. No caso de João Carro ainda é necessário utilizar balsa para chegar até lá. É uma grande conquista!”

A apresentação deste domingo também conta com um parceiro importante, o Centro de Dirigentes Lojistas de Cuiabá, apoia o evento por meio do CDL Social, cedendo o auditório para o recital. “Fico feliz em ter sido o canal para viabilização deste grande encontro musical, marcado pela inclusão social. A ideia agradou os lojistas pois o instituto está alinhado com as propostas da CDL Social. Três fatores foram determinantes: esta ação tem resultado social, benefício para os alunos e ainda, por conta da visibilidade que o Ciranda conquistou na sociedade”, destacou o presidente da CDL em Cuiabá, Paulo Boscolo.

A Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Setas) é também grande incentivadora das ações do Ciranda em João Carro e Água Fria. A primeira-dama e secretária, Roseli Barbosa, realizou um jantar beneficente em junho cuja arrecadação foi convertida para a compra de instrumentos para os alunos.

Serviço:
Recital dos alunos do Ciranda, pólos João Carro e Água Fria e Orquestra Primeira Ciranda
Neste domingo (1), às 17 horas, no Centro Cultural CDL

Mais informações: 8402-9723 e 3623-1239

sábado, 16 de novembro de 2013

COMUNICADO IMPORTANTE!

As avaliações dos alunos do Instituto Ciranda acontecerão nos horários:

- Segunda dia 18/11: Somente no período MATUTINO.
- Terça dia 19/11: Período MATUTINO e VESPERTINO

Somente farão avaliações os alunos que foram avisados por seus professores que devem participar.

As avaliações serão feitas por ordem de chegada a sede do Instituto Ciranda.

Os ALUNOS QUE JÁ FAZEM PARTE DO INSTITUTO CIRANDA e desejam continuar tendo aulas em 2014 devem responder questinonário disponível no site www.cirandamusicaecidadania.orga partir do dia 18/11 até o dia 30/11/13 ou poderão perder sua vaga.

Inscrições para ALUNOS NOVOS serão feitas somente a partir do dia 02/12/13 pelo mesmo site.

Coordenação do Instituto Ciranda

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Recital no Palácio da Instrução revela potencial de instrumentos percussivos


Repertório traz canções de diversos ritmos executadas a partir de instrumentos com teclados, como a marimba, xilofone e vibrafone, os acessórios, como triângulo, tamborim, agogô, pratos, guiro, blocos sonoros, e ainda, instrumentos de pêlo, como as alfaias, surdos e caixas

Há muito tempo a percussão passou de mero efeito sonoro à linha de frente nas experiências orquestrais em todo o mundo. E os alunos do Instituto Ciranda estão prontos para confirmar o fato, no Recital de Percussão que ocorre no dia 10 de novembro, às 19 horas, no Palácio da Instrução. A entrada é gratuita.  

Juntos, vão revelar as potencialidades dos instrumentos percussivos, revelando uma gama de possibilidades melódicas, harmônicas e claro, executando canções dos mais diversos ritmos, do forró ao jazz. 

Entre os nomes que figuram pelo set list estão Sivuca, Scott Joplin, Luiz Gonzaga, Tom e Vinicius, além de composição do professor Tarcísio Sobreira Jr, responsável pelo ensino da percussão do Ciranda.

“O repertório muito variado de instrumentos com teclados, como a marimba, xilofone e vibrafone, os acessórios, como triângulo, tamborim, agogô, pratos, guiro, blocos sonoros, e ainda, instrumentos de pêlo, como as alfaias, surdos e caixas”, explica.

De acordo com Tarcísio, essa evolução no campo do estudo das potencialidades percussivas tem ganhado força com os investimentos nesta área de ensino, pelo Instituto Ciranda. “Com relação ao instrumental posso dizer que estamos vivendo um período muito bom. Adquirimos esse ano todos os teclados de percussão sinfônica, que são os mais caros, e fazem um diferencial enorme na didática do ensino percussivo”.

Ainda segundo Tarcísio, é preciso ampliar a percepção em torno da percussão. “As pessoas pensam em percussão com olhos limitados, não imaginam a variedade de possibilidades e instrumental existentes”.

Para ampliar também o número de alunos, é preciso mais espaço, pois a sede atual do Ciranda já não consegue atender à demanda. “O Ciranda precisa ir urgente para casa de Bem Bem uma vez que a sala está muito pequena para a quantidade de instrumentos, não cabem mais que sete alunos por aula”, faz um apelo. O projeto de revitalização do casario prevê a ocupação do espaço que vai funcionar como centro cultural e a nova sede do Ciranda.

Por fim, Tarcísio comemora o avanço dos alunos. “Este ano aprenderam uma diversidade bastante grande de instrumentos e gêneros musicais. Além de terem exercitado bastante a prática de conjunto, o que será mostrado nesse recital”, remata.

Serviço:
Recital de Percussão do Ciranda
Dia 10 de novembro, às 19 horas
Palácio da Instrução (Praça da República)
Entrada gratuita
Informações: 3623-1239

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Coral Mirim do Ciranda vai estampar cartões de Natal dos Correios


O Coral Mirim do Ciranda, bem juntinho do Papai Noel, vai estampar o cartão de Natal dos Correios deste ano em Mato Grosso. As crianças foram entregar suas cartinhas ao bom velhinho e participam a partir de agora da campanha de Natal que presenteia os participantes com o apoio de “padrinhos”. 

Elas também foram atração do evento de lançamento da campanha, nesta terça-feira (5), ocasião em que as crianças entoaram canções natalinas acompanhados pelo Quarteto de Cordas do instituto. Os funcionários e clientes se emocionaram, tudo aconteceu durante o expediente, com todo mundo interagindo.

Participam da campanha os alunos do Coral Mirim de Cuiabá e ainda, dos pólos João Carro e Água Fria, de Chapada dos Guimarães.

Confira as fotos aqui!