Concerto a concerto, a Orquestra Jovem do Estado de Mato Grosso tem conquistado desenvolvimento musical e humano. É que além de formar e multiplicar saberes tem revelado o poder transformador da arte. Mudado rumos, mudado vidas. Como a do violinista Rennan Vicente que brilha como solista na segunda apresentação da Temporada 2013, neste domingo (19), no Cine Teatro Cuiabá, a partir das 19 horas.
O instrumentista cuiabano que foi aluno no Instituto Ciranda – da qual a Orquestra Jovem é integrante –se une a outros músicos em formação, no Concerto Comemorativo dos dez anos de ações do instituto, afinal, todos eles estão interligados ao projeto. Hoje ele se dedica não só ao bacharelado em Violino pela Universidade Federal de Goiás, como também acaba de ser aprovado pela Filarmônica do mesmo Estado.
No programa deste domingo, figuram as composições “Fanfarra para o homem comum”, de Aaron Copland; “Abertura Festiva, Op. 96”, de Dmitri Shostakovich; “Pompa e Circunstância – March n.1, Op. 39”, de Edward Elgar e “Batuque”, de Lorenzo Fernandez, em sequência. “São obras-primas do repertório universal, perfeitas para que a Orquestra possa mostrar ao público que o seu desenvolvimento não é só técnico, mas também artístico”, explica Murilo Alves, regente da Orquestra Jovem e presidente do Instituto Ciranda.
Já a presença de Rennan emociona ainda mais o maestro. “O Rennan participou da primeira formação da Orquestra Jovem e hoje alcança voos cada vez mais altos. Ele não é só motivo de alegria, mas é um exemplo a outros alunos”, ressalta.
“Toda a minha trajetória musical eu devo ao Instituto Ciranda. Aproveitei muito do ambiente musical, de minha atuação junto à Orquestra de Câmara e da convivência com importantes profissionais que lecionam e outros que vêm a convite. Depois de tantas conquistas, é motivo de emoção pra mim e pra minha família que vai estar lá, participar como solista, pela segunda vez em toda a carreira e ainda, tocando um repertório romântico”, destaca o violinista Rennan Vicente.
O Instituto Ciranda, a propósito, se fortalece a cada dia. Nestes dez anos avançou em várias frentes que vão desde ações sociais, às aulas iniciais de musicalização até a alta performance e profissionalização dos alunos. “Parcerias importantes foram consolidadas permitindo a realização de um trabalho de cada vez mais qualidade e muito mais abrangente”. Parcerias como as da Secretaria de Estado de Cultura e de Tecnologia e Assistência Social, por meio das secretárias Janete Riva e Roseli Barbosa, respectivamente.
“Dia-a-dia tenho vivenciado as experiências culturais das mais diversas e num mergulho dentre tantos aparelhos, grupos e instituições voltadas à arte, o Instituto Ciranda tem se revelado um dos mais importantes de todo o setor cultural. Não só por seu caráter artístico, como também social. Crianças e adolescentes têm a oportunidade de desenvolverem habilidades artísticas, ao tempo em que podem vislumbrar um futuro melhor”, testemunha a secretária da pasta cultural, Janete Riva, ultrapassando as fronteiras da gestão para o lugar de plateia.
Já a primeira-dama e secretária Roseli Barbosa, destaca a mudança no cenário musical de Mato Groso ocasionado pelo Ciranda. “Além de transformar individualmente cada um dos alunos atendidos, as ações do Ciranda também
promovem a profissionalização do setor e traz ainda a perspectiva dageração de novos organismos musicais. Muitosalunos atendidos pelo Instituto têm buscado seespecializar em cursos superiores em várias universidadesdo país”, ressalta Roseli, como é o caso do solista deste concerto, Rennan Vicente.
A Secretaria de Tecnologia e Assistência Socialtem se empenhado tanto em prol das realizações do Instituto Ciranda, que a primeira-dama Roseli Barbosa vai realizar um jantar beneficente no dia 20 de junho com a renda de ingressos revertida para a compra de instrumentos. Os ingressos já estão à venda.
Novas Cirandas
A Orquestra Jovem do Estado de Mato Grosso, formada por alunos e professores do Instituto Ciranda, realizou nos últimos anos mais de uma centena de concertos em espaços culturais brasileiros, com destaque para os concertos em comemoração aos 55 anos de Furnas Centrais Elétricas no Rio de Janeiro e a abertura das Olimpíadas Escolares, evento nacional – 2012, em Cuiabá. Em Mato Grosso mais de dez cidades já receberam a OJMT, com destaque para a apresentação em Nova Mutum-MT unindo duas orquestras Jovens (Orquestra Jovem de Mato Grosso e Orquestra Sinfônica Jovem de Nova Mutum) com mais de 150 jovens músicos no palco, num momento histórico para a música orquestral mato-grossense. Todos os concertos tiveram entrada gratuita ou a preços simbólicos.
Na comemoração dos seus dez anos o Instituto Ciranda terá um ano cheio de realizações, além da programação artística que está repleta de boa música e excelentes convidados, trabalhará com afinco para a efetiva e necessária ocupação de sua nova sede: o Centro Cultural Nhô Nhô de Manduca – Casa de Bem Bem.
Além disso, a direção do Instituto Cidadania quer continuar irradiando ainda mais suas ações. Em 2012, avançou mais umaetapa rumo à consolidaçãodo seu programa de expansão. Trata-sedos dois novos polos que foram abertos nas comunidadesde João Carro e Água Fria em Chapada dosGuimarães. Com as duas novas turmas, o InstitutoCiranda passou a atender mais de 500 alunos; 140 deles somente em João Carro e Água Fria.
Para essa novaação o Instituto Ciranda conta com o apoio deimportantesparceiros como o Governo de Mato Grosso,a Prefeitura Municipal de Chapada dos Guimarãese mais uma vez de Furnas Centrais Elétricas,empresa parceira da instituição há quase umadécada.